Começou nesta quinta-feira (2) a Copa do Mundo feminina de futebol.
No estádio do primeiro jogo, em Auckland, 42.137 pessoas viram uma cerimônia de abertura digna de Copa do Mundo, com direito a apresentação de dança dos povos originários da Austrália e da Nova Zelândia, os dois países-sede.
As donas da casa venceram a seleção da Noruega por 1 a 0, gol de Wilkson. Foi a primeira vitória da história da Nova Zelândia em Copas, e também o recorde absoluto de público no país em uma partida de futebol – seja de homens ou de mulheres.
Na Austrália, no jogo entre as australianas e a seleção da Irlanda, o trio de arbitragem era todo brasileiro: a árbitra Edna Alves e as auxiliares Leila Cruz e Neusa Back. Edna marcou pênalti da Sheva em cima da Raso no segundo tempo. Catley bateu muito bem e fez o gol da vitória: 1 a 0.
Mais de 75 mil torcedores estavam no Estádio Olímpico de Sidney, estabelecendo também um novo recorde: o de maior público em um jogo feminino na Austrália.
Fora do estádio, os apaixonados por futebol acompanharam o jogo tranquilamente. Durante a Copa, vai ser em espaços como esse, abertos e com telão, que as pessoas poderão acompanhar todos os jogos.
As Fan Fest, que contam com telões para as pessoas acompanharem a Copa, estão nas nove cidades que recebem os jogos: quatro na Nova Zelândia e cinco na Austrália. Entre elas, Melbourne, que será o palco da partida entre Canadá e Nigéria na noite desta quinta-feira (20).
As canadenses são as atuais campeãs olímpicas e vão enfrentar a equipe africana mais bem ranqueada no quadro da Fifa. A Nigéria está na 40ª posição.
Gols, recordes de público, emoção em campo e nas arquibancadas. A Copa começou – e começou muito bem.
O Sportv transmite Nigéria e Canadá a partir de 23h, horário de Brasília, e, às 4h, Espanha e Costa Rica.
Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/20/depois-da-cerimonia-grandiosa-de-abertura-copa-do-mundo-feminina-de-futebol-tem-a-primeira-partida.ghtml
Por Jornal Nacional – 20/07/2023 20h58 Atualizado há 20 horas