As homenagens à Nossa Senhora Aparecida começaram cedo, na capital federal, com a Novena. Desde 03 de outubro, os fiéis se concentram na Catedral de Brasília para rezar aos pés da padroeira do Brasil. Após os nove dias de oração, começa a tradicional festa dedicada à santa, que também é padroeira da Catedral Metropolitana de Brasília, da Arquidiocese de Brasília e da capital do país. A expectativa da coordenação do evento é de que 70 mil pessoas participem da programação que ocorre pela 25ª vez no gramado central da Esplanada dos Ministérios.
Na terça-feira (10/10), em honra à Nossa Senhora, religiosos estiveram no 8º dia da Novena, na catedral. A missa foi celebrada pelo padre Marcos Rogério. Com palmas e coreografias, fiéis cantavam e celebravam. Ao Correio, o religioso falou sobre a importância de Nossa Senhora Aparecida. “É a data de celebrar a graça de Deus em nossa vida. Olhar para a mãe nos leva para o filho. Em meio a tantas situações de guerra, temos a necessidade de buscar a mãe. Jesus é a verdadeira alegria. Na data de hoje (ontem), vamos falar sobre a alegria verdadeira. O que está preenchendo o vazio? O que preenche o nosso vazio? A alegria verdadeira vem de Jesus”, disse.
Centenas de pessoas se concentraram em oração na catedral. Na área externa foi colocado um telão e tendas de alimentação, além de artigos religiosos alusivos à data. A professora Jailma Marcelino da Silva, 48 anos, é natural da Paraíba e veio de Aparecida do Norte, em São Paulo, para Brasília. O objetivo foi um só: participar da festa de Nossa Senhora. “Essa é a minha primeira vez aqui. Sempre participo em São Paulo mas, este ano, resolvi fazer diferente. Estou muito emocionada, senti uma unção. Vemos que é a força da fé e graça sendo emanada em nós”, disse. A professora agradece por uma bênção que recebeu. “Foi algo pessoal, mas algo que Nossa Senhora me revelou e cumpriu.”
Hoje (11/10) será o último dia da Novena e contará com a participação especial do Frei Gilson. Amanhã (12/10), de manhã até a noite, haverá missas, show, brinquedos e sorvetes para a criançada. A procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida encerrará a programação. (veja abaixo) A padroeira da cidade será colocada no papamóvel utilizado pelo Papa São João Paulo II quando veio a Brasília e, junto com todo o clero e os fiéis, percorrerá a Esplanada dos Ministérios, onde serão dadas três bênçãos: a primeira dirigida aos enfermos, a segunda aos governantes e a terceira às famílias, retornando, em procissão ao altar montado no gramado central.
Programação — 12/10
9h: Missa para as crianças presidida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers;
10h às 13h: Festival de sorvete, brinquedos infláveis e sorteio de prêmios para as crianças;
15h: Show com o Frei Gilson;
17h: Santa Missa Solene presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida, e concelebrada por todo o clero da Arquidiocese de Brasília;
Procissão:
Após a Santa Missa Solene: Procissão com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida pela Esplanada dos Ministérios.