Projeto Canomama – projeto social que estimula a prática da canoagem entre mulheres sobreviventes do câncer de mama participou do Panamericano na modalidade de Dragon Boat na cidade do Panamá entre os dias 16 e 19 de março de 2023
– Apresento o time de mulheres sobreviventes do câncer de mama atletas da Canoagem na modalidade de Dragon Boat. Esse time foi formado em 2017 pela Associação Canomama de Saúde, Esporte e Cultura do DF, entidade sem fins lucrativos.
– O Dragon Boat é o esporte oficial das remadoras sobreviventes do câncer de mama no planeta terra. E pela primeira vez após anos de dedicação a categoria câncer de mama foi reconhecida em um evento oficial da modalidade.
– Em nome do ineditismo o Campeonato Panamericano realizou convite aos entes Federados para convocarem as suas melhores equipes e assim escrever história na modalidade em um grande esforço de reconhecimento e inclusão.
– A equipe Canomama de Dragon Boat foi então convocada pela Confederação Brasileira de Canoagem para representar o Brasil nesse evento e seguir na posição de vanguarda na América Latina.
– O Projeto Social conta hoje com 53 mulheres sobreviventes do câncer de mama, dessas, 12 irão representar o Time Canomama na competição esportiva Pan Americano de Dragon Boat, evento que se realizará na Cidade do Panamá entre os dias 13 e 19 de Março de 2023.
Com o apoio da Secretaria de Esporte do DF, através do Programa Compete Brasília as atletas embarcaram para a competição representando Brasília e o Brasil e mantendo sua posição de vanguarda.
O Time, que treinou arduamente para fazer bonito no campeonato, disputou provas de 200 e 500 metros com outros times de mulheres sobreviventes do câncer de mama representantes dos países Brasil, Panamá, Canadá, Colômbia e Argentina.
E a medalha veio para Brasil e Brasília, o time Canomama ficou em 3 lugar na prova de 500 metros e em 2 lugar na prova de 200 metros, há 2 segundos do ouro. Também foi eleita a equipe revelação do campeonato. O Panamericano registrou a presença de 8 países, 1200 atletas de todas as categorias e 125 equipes de Dragon Boat.
O Evento foi um sucesso, é um evento bianual, e o próximo será em Montreal no Canadá em 2025. E a equipe Canomama segue focada treinando muito para poder participar novamente e seguir escrevendo a história de superação e levar a mensagem de que há vida após o câncer.
O time é formado por mulheres que reescreveram suas histórias depois do diagnóstico do câncer de mama, se tornaram atletas por que acreditaram que podiam transformar suas vidas através do esporte. Hoje são praticantes de canoagem – modalidade Dragon Boat, inscritas na Federação Brasiliense de Canoagem, em plena atividade e Confederadas na Confederação Brasileira de Canoagem.
– Esse time foi reconhecido pelo IBCPC – Internacional Breast Cancer Padller´s Comission como o primeiro time de mulheres sobreviventes do câncer de mama no Brasil. Nesse esporte são inúmeros os benefícios, remar em um Dragon Boat desenvolve habilidades técnicas e de consciência corporal, além de atuar como ferramenta de prevenção e controle da doença. O caminho para chegar até aqui não foi fácil, foram inúmeros desafios superados, desafios impostos pela própria doença.
Contato:
Larissa Lima 61 992161806
@canomama_time