No dia de celebração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, muitos fiéis aproveitam para “pagar” promessas, realizando o Caminho da Fé, com destino à Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.
A estimativa é de que 80 mil pessoas já passaram pelo trajeto, de bicileta ou a pé, desde sua criação, há 20 anos. Dados da Associação do Caminho da Fé, de 2022, estima que mais de 20 mil viajantes fizeram o percurso.
Richard Oliveira, peregrino e produtor de conteúdo do canal Vida de Mochila, no YouTube, relata que a peregrinação muitas vezes é “associada a motivos religiosos, seja por devoção ou para cumprir promessas. Entretanto, existem diversos caminhos que podem ser percorridos sem o cunho religioso, pois a peregrinação envolve andar a pé visando aprender mais sobre si”.
- Católicos celebram Nossa Senhora e Dia da Criança na Esplanada
- Entenda por que a Nossa Senhora Aparecida é negra
- Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças: datas coincidem, mas tem relação?
Sendo assim, confira outros quatro caminhos que podem ser percorridos para peregrinação por outras razões:
Estrada Real: O caminho é uma antiga rede de rotas de transporte terrestre de recursos naturais preciosos, como ouro e diamante, estabelecida no Brasil Imperial. Tombada como patrimônio cultural e turístico, é formada por quatro caminhos: o Velho, que parte de Ouro Preto (MG) até Paraty (RJ); o Novo, com destino à capital do RJ; o de Diamantes, de Ouro Preto às Diamantina, ambas cidades mineiras; e o de Sabarabuçu, de Cocais à Glaura, também em Minas, passando pela Serra da Piedade.
Caminho de Caravaggio: inspirado na devoção à Nossa Senhora de Caravaggio, esse caminho possibilita aos peregrinos a oportunidade de percorrerem uma trilha que conecta diversos santuários e igrejas, refletindo a fé e a devoção religiosa. Localizado no Rio Grande do Sul, a estrada de 200 km leva cerca de 11 dias para ser percorrida, podendo passar por vinícolas.
Caminho de Cora Coralina: é a única rota de poesias do mundo. Localizado em Goiás, o caminho tem 300 km e abrange um período de 18 dias. Ao longo do percurso, é possível imergir na poesia da renomada poetisa goiana Cora Coralina, cujos versos estão presentes por todo o trajeto, além de permitirem que os viajantes explorem a beleza natural e cultural do estado de Goiás.
Rota do Descobrimento: situada na Bahia, é uma jornada peculiar que segue o litoral onde os portugueses desembarcaram e avistaram o Brasil pela primeira vez, explicando os nomes curiosos. Este caminho de 80 km se estende de Cumuruxatiba à Coroa Vermelha, e é percorrido inteiramente pela praia. Essa peregrinação dura 6 dias e permite aos viajantes conectarem com a história, a natureza e os desafios da região.